MINICURSOS
Los MINICURSOS, con una carga horaria de 6 horas, serán ofrecidos por la mañana de martes a viernes de 9:00 a 10:30 hs. Los interesados deberán completar el formulario de inscripción e indicar el orden de preferencia. Se respetará el orden de inscripción.
La certificación de los minicursos está condicionada a la participación completa (4 encuentros, totalizando 6 horas)
MINICURSO: Estrategias de Enseñanza para el Aprendizaje Significativo en Matemáticas - Dra. Maria Cecilia Pereira Santarosa
Este minicurso tem como objetivo difundir para os professores de matemática da Escola Básica e do Ensino Superior algumas estratégias de ensino que estão sendo desenvolvidas nas pesquisas do Grupo de Pesquisas em Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática (GPEACIM), com vistas a promover a aprendizagem significativa. Dentre estas estratégias destacam-se o uso de Mapas Conceituais e o uso de Diagramas V, bem como o uso de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) para o desenvolvimento da matéria de ensino. Parte-se do princípio de que a Matemática é uma ciência abstrata e que os objetos matemáticos necessitam ser compreendidos por meio de suas diferentes representações. Considera-se também que o professor de matemática deve embasar suas práticas a partir de três importantes questões: 1) Conhecer o que os alunos já sabem; 2) Conhecer como funciona a aprendizagem da Matemática; e 3) Investigar como ensinar, embasando-se nas principais tendências adotas no ensino da Matemática. Um exemplo de UEPS para o ensino de conteúdos da geometria espacial será apresentado e, após, serão desenvolvidas UEPS sobre conteúdos específicos elencados pelos participantes do minicurso em grupos, colaborativamente.
MINICURSO: Planejamento de Atividades com Mapas Conceituais - Dr. Paulo Rogério Miranda Correia
Este mini-curso é destinado a quem deseja aprimorar suas estratégias de avaliação da aprendizagem por meio do uso de mapas conceituais. O objetivo é discutir o planejamento de atividades que promovam a aprendizagem significativa dos alunos, facilitando a mediação do processo de ensino-aprendizagem. Serão exploradas estratégias para a criação e aplicação de mapas conceituais em avaliações. Recomendações práticas, a partir da experiência do ministrante, serão oferecidas aos participantes para que eles incluam os mapas conceituais nas suas atividades docentes.
MINICURSO: Diseño Didáctico de Actividades de Tipo Experiencial (AE) para el Aprendizaje Significativo de las Ciencias - Dra. María Maite Andrés Zuñeda
Analizaremos el modelo de aprendizaje cognitivo-epistemológico propuesto para la ejecución de una AE, el cual considera la necesaria activación de saberes teórico - prácticos previos y, promueve el aprendizaje de otros nuevos (intención didáctica). Analizaremos potenciales tipos de AE; el grado de estructuración que podemos establecer y sus respectivas potencialidades didácticas. Describimos el proceso de desarrollo de una AE a partir de una situación problema, como una secuencia no lineal de Fases recursivas que representamos en la heurística, V de Gowin. Cada Fase implica la aplicación de habilidades de pensamiento propias de la ciencia. Analizaremos algunos ejemplos de AE diseñados desde este enfoque con: la Ruta de Aprendizaje (guía de trabajo) y las Sugerencias Didácticas para los mediadores. Iniciaremos el diseño de una AE atendiendo a los intereses de los participantes.
MINICURSO: LABORATÓRIOS REMOTOS DE CIÊNCIAS: Estratégia de facilitação de Aprendizagem Significativo Crítico - Profa. Ivana Camejo
No contexto social atual, dominado pelo conhecimento científico e tecnológico, ocorrem inúmeras mudanças que tornam crucial uma educação científica que concentre esforços na consolidação da alfabetização científica. É fundamental promover uma aprendizagem significativa e crítica, destacando as potencialidades do conhecimento científico e tecnológico no processo sistemático e coletivo de resolução de problemas sociais. A socialização e divulgação dos laboratórios de Experimentação Remota como inovações didáticas no contexto das novas tecnologias digitais de informação e comunicação podem ampliar os níveis de compreensão das ciências, bem como promover maior inclusão, democratização e acesso à experimentação didática na educação científica pública brasileira e da Região. Este curso visa facilitar a formação inicial e continuada do professor de ciências com abordagens construtivistas, utilizando a Experimentação Remota como uma estratégia educacional para promover uma aprendizagem significativa, que estimule o pensamento crítico e oriente os estudantes a enfrentarem os desafios contemporâneos com uma perspectiva informada e reflexiva.